Origens do personagem
Na história original dos quadrinhos, o Hulk é o selvagem e poderoso alter-ego do Dr. Robert Bruce Banner, um cientista que foi atingido por raios gama enquanto salvava um adolescente durante o teste militar de uma bomba por ele desenvolvida. Este adolescente, Rick Jones, tornou-se companheiro de Banner, ajudando-o a manter o Hulk sob controle e mantê-lo longe dos ataques dos militares, que viam a criatura como uma ameaça.
Ao invés de perecer pela radiação, o cientista foi condenado a uma vida compartilhada com o seu lado mais obscuro, o também chamado golias verde (ou Golias Esmeralda). Originalmente, a cor do personagem era cinza, mas, por problemas na hora da impressão dos quadrinhos (a gráfica não conseguia acertar a tonalidade), ele apareceu num tom esverdeado, fazendo com que o Hulk passasse a ser o "Gigante Esmeralda" que conhecemos desde o início.
Outro fato interessante é que, nas primeiras histórias, a transformação de Banner em Hulk ocorria apenas à noite, como se isso fosse alguma maldição similar à dos lobisomens. Porém, em pouco tempo, Kirby e Lee chegaram a um acordo e o Hulk passou a surgir toda vez que o Dr. Banner ficava irado e despertava em si seu lado mais selvagem.
Pode-se afirmar que os seus dois criadores se inspiraram fortemente no clássico livro de Robert Louis Stevenson, Dr Jekyll and Mr Hyde (no Brasil, Dr. Jekyll e Sr. Hyde ou, também, O Médico e o Monstro).
Poderes e habilidades
''Quanto mais bravo, mais forte o Hulk fica''
Relacionamentos
Nos quadrinhos e no cinema, Bruce Banner namora Betty Ross, já na série de televisão era casado com a doutora Caroline Fields.
Inimigos
Dentre os principais vilões do Hulk se destacam o Abominável, General Ross, Caça-Hulk e o Líder, mas existem outros como Wendigo e Sasquat.
1602
Na minissérie escrita por Neil Gaiman chamada 1602, a contraparte do Hulk chama-se David Banner, ele é um servo do Rei James da Escócia, que obedece à todas as suas ordens sem titubear. No final da minissérie, ele se transforma em um monstro bruto e cinza.
Ultimate Hulk
Assim como diversos personagens Marvel, Hulk também ganhou sua versão Ultimate. Nesta versão o Hulk é semelhante a um lutador de luta livre, daqueles tipos mais dementes, é racional, mas ataca com toda a fúria, fazendo piadas e mostrando o quanto é macho.
O surgimento dele não se deu através da Bomba Gama(Bomba-G), mas em experiências feitas pelo Doutor Bruce Banner, ele mesmo sendo a cobaia, para o projeto do Super Soldado do governo dos Estados Unidos, experiências estas, feitas com material radiotivo.
Em sua primeira aparição ele destrói a mansão dos vingadores, por pouco não causa um acidente nuclear, além de quase matar Os Supremos.
Hulk no Brasil
A primeira vez que as aventuras em quadrinhos do Hulk apareceram no Brasil foi com a revista Super X da Editora Ebal, lançada em 1966 como parte da campanha promocional dos chamados "Super-Heróis Shell", com os primeiros números distribuídos gratuítamente nos postos de gasolina daquela bandeira. Ele dividia a revista com outro super-herói: Namor, o Príncipe Submarino. Mas a primeira vez que o Hulk teve uma revista própria e com seu nome foi em 1972, na breve passagem pela Editora GEA. Em 1975 a Bloch Editores lançou a revista do Hulk, republicando as aventuras desde o número 1 da revista americana. Quando a RGE adquiriu os direitos do personagem, no início da década de 80, lançou sua revista juntamente com a do Quarteto Fantástico e o Homem-Aranha, republicando algumas histórias que haviam sido publicadas pela Bloch. Depois de 48 edições, o Hulk passou para a Editora Abril, que o publicou até a virada do milênio. Após este período, o personagem e todos os direitos da marvel, no Brasil, foram adquiridos pela Editora Panini, gigante mundial no seu segmento. O verdão chegou a ter título próprio, na referida editora, que durou até o nº16, sendo cancelado. As aventuras do Hulk podem ser acompanhadas no mix da revista Universo Marvel.
Planeta Hulk/Hulk Contra o Mundo
O roteirista Greg Pak escreve duas sagas para o personagem Hulk, e coloca o verdão como o centro das atenções da HQs da Marvel. Nestas sagas, as histórias não foram só publicadas no gibis do Hulk, como também foram publicadas em X-Men Extra, em Avante, vingadores, etc.
Planeta Hulk
Nesta história, o Gigante Esmeralda é enganado pelos Illuminati, e é exilado no espaço. O Golias Esmeralda pousa em um planeta muito perigoso, chamado Sakaar, onde é feito escravo e é obrigado a lutar para sobreviver, por isso, se torna gladiador e luta com monstros gigantescos e muito poderosos. Como gladiador, Hulk forja o Pacto de Guerra, um grupo de monstros extraterrestres. Após derrotar o governante do planeta, Rei Vermelho, Hulk se torna o novo líder de Sakaar, e casa com a rainha Caiera, fazendo de Sakaar um planeta independente e pacífico. Mas um tragédia acontece, a espaçonave que levou o Hulk até Sakaar explode, causando uma imensa explosão, matando quase todos os habitantes de Sakaar, também matando Caiera e o filho que esperava de Hulk. Os únicos sobreviventes foram Hulk e o Pacto de Guerra.
Hulk contra o mundo
Depois de ter a vida arruinada pela explosão da nave. O Pacto de Guerra vai á Terra, para se vingar dos Iluminatti. Porém os Iluminatti, esperavam a chegada de Sentinela para combater Hulk; mas era difícil ele aceitar, pois ambos eram amigos. Hulk jurava destruir a Terra para se vingar e ele faz uma arena para capturar os Iluminatti e fazer passarem por batalhas, uma delas, eram lutar uns aos outros até a morte. Sentinela aceita lutar com Hulk, e impede os Iluminatti de se matarem. Quando Hulk se destranforma e derrota Sentinela, Rick Jones é atingido por uma lança no coração. Hulk se revolta com os membros do Pacto de Guerra, golpeando alguns deles e deixando um muito ferido. A saga termina, quando Hulk libera a energia Gama e se destransforma novamente, onde é aprisionado pela SHIELD.

Nenhum comentário:
Postar um comentário